quinta-feira, 10 de maio de 2012

Êxito pessoal


Os fatores que influenciam o êxito pessoal são variados, nomeadamente a educação, o clima familiar, o trabalho, o talento e a sorte.
O primeiro fator que vai determinar quem nós somos e como encaramos a vida é, sem dúvida, a educação e o clima familiar, porque, para que uma pessoa seja estável e tenha uma vida feliz, precisa de ter umas bases bem estruturadas e isso vem desde a infância, desde a mãe dizer que não quando a criança faz birra por um gelado até ao ambiente em casa, como por exemplo ter um sítio para estudar ou ser alvo do interesse dos pais pela sua vida escolar. Todos estes fatores contribuem para a formação do caráter individual, mas isso é apenas o início.
Entretanto, com o passar dos anos, outros são os fatores que condicionam a maneira de estar no mundo, como por exemplo o trabalho e o talento. Assim, se desde pequenos estamos habituados a trabalhar e a lutar por aquilo que queremos, na nossa vida futura não desistiremos tão facilmente de lutar pela realização dos nossos objetivos, e daremos o devido valor às nossas conquistas, porque foram alcançadas com muito esforço e trabalho e, se houver trabalho, o nosso esforço, de uma maneira ou de outra, vai sempre ser recompensado.  
Em relação ao talento, todos nós nascemos com características “ inatas “, que nos foram transmitidas inexplicavelmente e que ao longo da nossa vida vamos explorando e desenvolvendo.
Como é óbvio, cada pessoa é diferente. Assim, há uns que cantam melhor, outros que escrevem melhor e por aí adiante. Contudo o talento por si só não chega, sendo necessário trabalho e investimento que o completem. Constituem exemplo grandes génios como Mozart, Luís de Camões e Freddie Mercury, que não teriam chegado onde chegaram, se não se tivessem esforçado e investido na sua arte. Mozart não teria composto uma única sinfonia, Luís de Camões não teria composto Os Lusíadas e Freddie Mercury não teria feito parte dos Queen, uma das maiores bandas do século XX.
 A sorte pode ser também um fator importante, mas não se pode ficar calmamente à espera que ela nos favoreça, porque o verdadeiro impulsionador é a força de vontade.
                Em resumo, se não formos fracos de espírito e formos lutadores, existe a garantia de que, se não conseguirmos conquistar tudo o que queremos, no mínimo poderemos chegar longe. Deste modo, dizermos que o universo está contra nós ou que o nosso sangue tem genes de fracassado, pode, efetivamente, não passar uma desculpa para o nosso próprio falhanço.

Autora: Mª Inês Nunes, nº 17, 11º L3

Sem comentários:

Enviar um comentário