segunda-feira, 30 de abril de 2012

Resumo do capítulo XIII d'Os Maias

Este capítulo dá conta da bisbilhotice de Dâmaso, que continua a apregoar em Lisboa a história dos amores de Carlos e Mª Eduarda, mostrando-se despeitado e humilhado no seu orgulho pelo facto de ter sido rejeitado, ele que se considerava irresistível entre as mulheres.
Carlos cruza-se com Dâmaso na rua, que está acompanhado de Gouvarinho e de Cohen, e ameaça-o de lhe arrancar as orelhas. Dâmaso reage de um modo cobarde, como é próprio do seu caráter.
Chega depois o dia em que Carlos leva Mª Eduarda a conhecer a quinta dos Olivais, tendo os dois decidido chamar-lhe a Toca. No dia seguinte o aniversário de Afonso reúne os seus amigos no Ramalhete e Afonso comunica a sua decisão de ir passar uns dias à quinta de santa Olávia. Baptista  avisa Carlos que tem alguém à porta, numa carruagem, que lhe quer falar. Trata-se da madame Gouvarinho, que deseja obter explicações sobre as faltas de Carlos aos encontros. No final despedem-se abruptamente e a condessa dirige insultos a Carlos, ameaçando vingar-se.  

3 comentários: