quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que é a saudade?


 O que é a saudade?
       Para Portugal é uma palavra única, pois só nós, portugueses, sabemos avaliar esse sentimento. Para todas pessoas do mundo e também para nós, portugueses, é um sentimento que nem sequer deveria existir, porque só nos faz mal ao coração (não cientificamente, mas de maneira metafórica).
     Existem vários tipos de saudade, nomeadamente aquela saudade que temos de algum amigo que já não vemos há muito tempo ou aquela saudade de namorados, já que queremos estar sempre com o nosso namorado/ namorada e, assim que não estamos juntos, ficamos logo com saudades. Por último, existe a saudade que se nutre por alguém que morreu e que causa um sofrimento particularmente intenso.
 Estas são as piores saudades que se podem alimentar, pois é impossível recuperar a presença física de alguém que abandonou a vida terrena!
 A pessoa que morreu nunca mais voltará e então só existe a possibilidade de se comunicar espiritualmente, por exemplo relembrando conversas e momentos que se viveram em conjunto. A ida ao cemitério para se estar junto da campa da pessoa é também uma outra possibilidade de aproximação. Durante a visita cria-se a ilusão de uma comunicação e alimenta-se a esperança de que a morte não é assim tão definitiva.
    Enfim, as saudades de um bem que se perdeu e se estimou verdadeiramente serão saudades para sempre.

Autora: Andresa Pereira, 11º L3, nº 3

Sem comentários:

Enviar um comentário