quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Saudade: um vocábulo português


A palavra saudade é um vocábulo que unicamente existe na língua portuguesa e que expressa como nenhum outro o que é sentir a falta de algo ou de alguém.
Sentir saudade pode manifestar-se sob variadas formas. Assim, podemos senti-la com melancolia, com ansiedade, com angústia e também com alegria.
Sentimos uma saudade com melancolia quando recordamos pessoas ou momentos com a nostalgia e doçura que o passado nos deixou; saudade com ansiedade manifesta-se sempre que as recordações nos deixam num estado de agitação e às vezes até revolta, por já não podermos recuperar o que passou; a saudade que sentimos com angústia é uma saudade que dói, que nos magoa profundamente, pois temos a consciência de que aquilo que mais queríamos ter novamente já não é possível ou está demasiado distante.
Ao contrário das outras formas de saudade, já citadas, esse sentimento tão português também nos pode trazer alegria, uma vez que podemos recordar momentos únicos de verdadeiro prazer, que passámos junto de pessoas queridas e em lugares que muito nos marcaram e podemos sentir saudade, sim, mas uma saudade que nos faz sentir bem, porque revivemos algo que um dia nos fez muito felizes.
Penso que, apesar de tudo, sentir saudade é bom, pois significa que vivemos momentos que nos marcaram e esses já nada nem ninguém no-los pode tirar. Se sentimos saudades deles é porque estão guardados num espaço importante no nosso coração.
Por fim, devo dizer que adoro esta palavra, pois é uma forma muito expressiva e única de dizermos a alguém o quanto sentimos a sua falta ou como foram importantes os momentos que passámos juntos.
Saudade é a palavra que outras línguas nos invejam, mas que só a portuguesa possui. Esta é talvez uma das palavras mais bonitas que terá levado Fernando Pessoa a dizer: “ A minha pátria é a língua portuguesa”.

Autora: Ariana Vaz nº4 11º L3

Sem comentários:

Enviar um comentário