sexta-feira, 30 de março de 2012

A História dos Escuteiros: O que são, realmente, os Escuteiros


Sabem o que são os escuteiros? 
Aos 6 anos as crianças são inscritas pelos pais num movimento que não sabem em que consiste ou mesmo como funciona.São inscritas nos escuteiros por 3 razões, em função dos interesses dos pais: porque os pais tiveram amigos que recomendaram os escuteiros como uma fonte de educação para um maior desenvolvimento da criança; porque frequentaram os escuteiros e têm deles boas recordações; porque encaram os escuteiros  como um depósito das crianças durante o fim de semana.
Aos 6 anos, muitas vezes ainda  sem se saber ler e escrever, pouco se sabe acerca dos escuteiros, mas, para se atingir a promessa de lobito, não é preciso de muito, basta conhecerem-se algumas leis e agir-se de acordo com elas. Mas afinal o que é isto dos escuteiros?E o que são os lobitos?
        Os lobitos são frequentados dos seis aos dez anos. Esses lobitos são uma secção que tem como ìdolos" patronos “ ou personagens conheçidas, nomeadamente figuras que marcam e continuam a marcar a infância de todos, como por exemplo desenhos animados do Livro da Selva, que mostram a realidade  sobre como viver a vida e ajudar os outros.Nos lobitos pouco se sabe acerca do que é realmente o escutismo e do que lá se pratica.
Quando chegam aos dez anos, as crianças passam para os exploradores, uma secção dos 10 aos 14 anos de idade, onde assumem um  compromisso muito maior do que o anterirmente realizado, compromentendo-se com Deus a pátria e a igreja.A partir dos exploradores tudo começa a ser diferente, pois aprende-se a cozinhar, a montar uma tenda ou até mesmo a montar uma mesa só com varas e cizal. Aprendem-se mil e uma coisas, entre elas a ser leal e solidário para com os outros  e, a partir desse momento, os jovens ficam realmente preparados para entender mais sobre o que é o escutismo e crescer como jovens e sobretudo como seres humanos .
E,quando se atingem os 14 anos, chega finalmente o momento mais esperado, entrando-se na grande secção dos pioneiros, à qual pertencem jovens audazes e aventureiros, com idades comprendidas entre os 14 e os 18 anos, sobre os quais sempre se ouviram histórias empolgantes. Esses jovens deixam de ser meros rapazes que simplesmente acompanham os outros nos escuteiros, para passarem a ser seus grandes amigos. É isso que são os pioneiros, um grupo de jovens que já são muito amigos, porque se conhecem muito bem desde os 6 anos. Chega a construir-se um autêntica faternidade e é nisso que consiste o escutismo, um grupo de pessoas com os mesmo ideias,mas ao mesmo tempo tão diferentes uns dos outros, sem no entanto deixarem de ser amigos.
O escutismo é realmente um movimento capaz de impulsionar a vida dos jovens e melhorá-la, assim como a  eles própios, tornando-os melhores. São jovens e crianças que partilham músicas,aventuras histórias e até mesmo conhecimentos uns com os outros.Crescem,aprendem e fazem amizades.
 Na verdade os escuteiros são uma grande família e, quando chegam a mais velhos, contam as suas histórias aos filhos que, quando são novos, talvez não compreendam, mas, com o passar do tempo, se entrarem nos escuteiros, irão saber o que é realmente uma faternidade de amigos e companheiros, enfim, verdadeiros camaradas, para o bem e para o mal.

Autores: Carlos Tavares, nº5, 11º L3

1 comentário:

  1. Amei *-* eu sou escuteira e é inesplicável o que aquela família nos dá todos os dias. Apesar de ter só 17 anos sei que vou ser escuteira até morrer e os meus filhos vão seguir os passos de B.P.

    ResponderEliminar