quarta-feira, 7 de março de 2012

O sonho comanda a vida "texto da turma"




A frase “ O sonho comanda a vida “ traduz bem a condição de insatisfação do homem, que o leva constantemente a criar mundos imaginários e a lutar por atingir aquilo que não tem, dourando a realidade através da sua fantasia e tentando alcançar as suas ambições.
É através dos sonhos que o homem dá significado à sua vida (Jóia), tentando ir sempre mais além e encontrando forças para se reerguer e voltar a lutar, quando se depara com dificuldades (Dário). O sonho é, portanto, um motor da vida humana, estimulando o espírito e fazendo do homem um criador.
Sem o sonho de desvendar o desconhecido, de avançar no conhecimento ou de encontrar soluções para melhorar a vida humana, o homem nunca teria ido à Lua, Galileu nunca teria descoberto que a terra gira em volta do sol, a AMI nunca teria sido criada e milhares de pessoas morreriam à fome e ao abandono (Mª Inês)
                As pessoas, para serem saudáveis e felizes, precisam de alimentar sonhos e de lutar por eles. (Ariana).  O homem que goza com os sonhos dos outros não percebe que a vida se torna árida e vazia, quando se perde a capacidade de sonhar (Sara).
Os sonhos “ comandam a vida “, pois, se por exemplo ambicionamos ser um polícia ou um médico, temos que nos empenhar para concretizarmos esse objetivo. (Carlos)
Alimentamos sonhos desde a mais tenra idade, havendo sempre alguns que se destacam com mais intensidade e que vão influenciando as nossas decisões. Algumas dessas decisões implicam escolhas fáceis, mas outras são mais difíceis de sustentar, porque podem exigir muitos sacrifícios, por exemplo quando tem de se optar pela família ou o amor a favor das ambições (Catarina Tomé). Sejam eles grandes ou pequenos, a concretização dos sonhos envolve empenho e esforço e por isso fazem-se escolhas que decidem os caminhos que se seguem (Inês)
Sem dúvida que a luta pelos nossos objetivos nem sempre é fácil, embora a sabedoria popular alimente a ideia de que “ nada é impossível “. Desde crianças que somos levados a acreditar nisso, por exemplo através das mensagens transmitidas pelos desenhados animados, cujas personagens mágicas vão satisfazendo desejos que levam a outros desejos, numa escalada que também traz a desilusão, uma vez que a realização de todas as ambições nem sempre é possível, quando elas se tornam demasiado excessivas ou quando implicam que se tomem decisões. (Carlos / Sónia) No entanto, como algumas pessoas costumam dizer, se investirmos muito nos nossos sonhos e, se acreditarmos neles, muitos deles acabarão por concretizar-se. (Anastásia)
                Para concluir, poderemos, então, afirmar, sem questionar, que “ os sonhos comandam a vida “, porque a maioria das coisas que fazemos é em função do desejo de lhes darmos realidade. ( Flávia

Sem comentários:

Enviar um comentário