sexta-feira, 30 de março de 2012


Meus caros amigos, aconselho-vos a leitura d`Os Maias pelos seguintes motivos: são uma obra-prima do escritor Eça de Queirós, um romance que acompanha três gerações de uma família e que trata também um tema que ainda hoje é tabu, o incesto.
 Pedro da Maia, filho de Afonso da Maia, prognostica a decadência da família, quando se apaixona por Maria Monforte, filha de um negreiro, que vem a fugir com um amante. Pedro, incapaz de ultrapassar o facto de ter sido abandono, suicida-se. Esta é a trama da intriga secundária, porque a intriga principal gira à volta dos dois netos de Afonso da Maia, Carlos Eduardo e Maria Eduarda, que acabam por viver um romance, sem saberem que são irmãos.
 A história da família tem como pano de fundo o quadro social da vida lisboeta, reproduzido em “ Episódios da Vida Romântica “, que retratam a sociedade lisboeta do final do século XIX. É na interligação da ação principal com uma sucessão de acontecimentos de âmbito social que se proporciona a radiografia da sociedade lisboeta.
Esta obra é a expressão do tédio e da decadência nacional, espelho do desânimo da Geração de 70 (1870), transformada no grupo dos "Vencidos da Vida". A história está organizada em dezoito capítulos, que se podem também acompanhar através dos vídeos existentes no you tube, com gravações de momentos de novela brasileira, inspirada neste romance.
 Espero, sinceramente, que experimentem ler esta obra muito interessante e que apreciem a leitura.

Autor: Rúben Silva Nº23 11ºL3

1 comentário:

  1. Há um erro no início to texto. Em vez de Pedro, referem-se a Afonso da Maia, seu pai.
    Para quem ainda não tem conhecimento da obra pode tornar-se confuso, já que de seguida menciona-se a personagem correta

    ResponderEliminar