domingo, 4 de março de 2012

Homenagem à Turma do Contra, imitando o estilo de Camões. "texto da prof."


1
Eu quero cantar com bastante afinco
Esta turma gentil e acolhedora,
Nos elogios juro que não minto,
Por favor não me julguem impostora!
Reajo assim à atenção que em vós sinto
Nos bons trabalhos de última hora!
Reflitam então com muita atenção,
Pois quero chegar-vos ao coração!

2
E vós ó grande musa inspiradora,
Companheira em momentos de aflição,
Não me falteis com a chama protectora,
Dai-me eloquência, dai-me paixão!
Pois preciso de uma escrita sedutora, 
Com palavras de grande convicção!
Para mover os menos convencidos
A serem dos livros muito entendidos!

3
Pois, que tenho eu para agradecer?
Desejo contar-vos bem claramente,
Exprimir-me sem mais tempo perder,
Não querendo ser ingrata eternamente:
Aos que mostram desejo de aprender,
Eu rendo-me reconhecidamente;
Aos que desistem de se empenhar
O que me resta mais aconselhar?

4
Vejamos os alunos cumpridores,
Os que têm planos e ambições,
Empenhando-se nas atividades,
Fazendo textos e composições;
Enquanto que alguns outros, com maldade,
Fogem de trabalhos e obrigações!
Parece ser uma forma meritória
De se atingir fama e alguma glória!

5
 Afinal tudo isto é próprio da idade,
Ofender não será vossa intenção,
São coisas próprias da impulsividade,
Que resulta das vossas emoções!
Mas convém não esquecer a autoridade
Do professor e suas convicções,
Se temos que trabalhar e avançar,
Convém vencer a o obsessão de brincar!

6
Regras e normas nesta bela idade
São ainda um dever para se cumprir,
Vamos admitir, com toda a verdade,
Que de crescer não podemos fugir!
Por isso usemos as habilidades
 Para inventar um futuro a sorrir.
E assim não iremos retroceder,
Na vontade de estudar e aprender!

Autora: Professora Judite

Sem comentários:

Enviar um comentário