sábado, 3 de março de 2012

Convenções, passado e presente.


Atualmente as convenções sociais e religiosas já não têm, na vida das pessoas, a mesma influência que era tida no passado.
No passado, amar alguém de uma diferente classe social, de outro tipo de família ou raça, era mal visto pela sociedade. Porém a igreja autorizava casamentos entre pessoas com acentuadas diferenças de idade e até no seio da própria família. O divórcio não era admitido, já que o homem e a mulher se comprometiam perante Deus a ficarem unidos até à morte, tornando assim o seu casamento indissolúvel. Enfim, o casamento era para a vida, fosse ela uma vida boa ou má.
O verdadeiro amor era quase ignorado, pois as responsabilidades, os deveres e a imagem perante a sociedade eram muito mais importantes.
No entanto, até aos dias de hoje, muita coisa mudou, tendo-se passado a valorizar mais os sentimentos e o ideal de felicidade, a favor dos interesses materiais. Assim, as pessoas entendem que têm o direito de ser felizes como e com quem quiserem. De qualquer modo a influência da igreja e das convenções sociais continua a ter um peso considerável na nossa sociedade, servindo de exemplo a atitude punitiva em relação à homossexualidade.
Se ponderarmos bem o facto de o amor ter as suas próprias razões, que muitas vezes não se conciliam com as razões das convenções, podemos concluir que é de facto injusto que se possam impedir as pessoas de viverem livremente o amor, devido a questões relacionadas com a religião, a raça, o sexo ou a orientação sexual.

Autora: Ana Nascimento, nº 1, 11º L3

Sem comentários:

Enviar um comentário