sábado, 3 de março de 2012

Resumo do capítulo II d'Os Maias


Pedro da Maia e Maria Monforte passeavam por Itália, conhecendo as suas cidades, mas por fim Maria mostrou-se saturada, manifestando o seu desejo de ir a França, e Pedro satisfez prontamente o seu capricho.
Em Paris vivia-se um ambiente de revolução, que despertou o nervosismo de Pedro e o levou a apressar o regresso a Portugal.
            Maria, a quem desagradava a hostilidade do sogro, sentindo a necessidade da sua aprovação, pediu a Pedro que escrevesse uma carta ao pai. Maria estava grávida e por isso prometia que, caso tivesse um rapaz, lhe daria o nome de Afonso.
            Quando o casal chegou a Lisboa, Pedro apressou-se a visitar o pai, mas Afonso tinha partido para a sua quinta de santa Olávia.
            Pedro sentiu-se de tal modo ferido com a reação do seu pai que também não mostrou interesse em comunicar-lhe a notícia acerca do nascimento da sua filha. Por sua vez Maria manifestava o seu despeito em relação ao sogro, chamando-lhe os piores nomes.
            Alguns amigos de Pedro, que já frequentavam a sua casa, nomeadamente Alencar e D. João da Cunha, começaram a concordar que o comportamento de Afonso era sintoma de uma certa teimosia e de alguma dificuldade em acompanhar a evolução das mentalidades.
            Quando a filha Maria Eduarda (nome escolhido em homenagem à avó) fez um ano, o casal deu uma grande festa, à qual compareceu a sociedade lisboeta.
            As festas foram-se tornando mais frequentes na casa de Pedro e de Maria Monforte, distinguindo-se sobretudo pela beleza e pelo luxo de Maria.
            Pedro começava já a ficar saturado do ambiente repetido de festas em sua casa, nas quais Maria estava permanentemente rodeada de homens que a admiravam.
            Afonso da Maia teimava em refugiar-se em santa Olávia, o que despertava o rancor de Maria e ao mesmo tempo a alegria do velho Monforte, a quem intimidava a perspectiva de se ver na presença daquele distinto fidalgo.
            Quando Maria teve outro filho, Pedro delineou novamente o plano de se aproximar do pai, o que agradou a Maria, que se prontificou a visitar Afonso, acompanhada do filho, quando ele regressasse a Benfica.
            Pedro quis dar ao filho o nome de Afonso, mas Maria andava a ler uma novela, cujo herói era o último Stuart, o príncipe Carlos Eduardo, e quis dar esse nome ao filho, porque lhe parecia prometer-lhe um destino “ de amores e façanhas “ (novo indício de fatalidade).
            Pedro saiu numa caçada, organizada na sua quinta da Tojeira, para lá de Almada, em honra de um príncipe italiano, que tinha chegado a Lisboa e de quem se fizera amigo. (Será que este príncipe italiano vem introduzir alguma agitação no tédio desta vida burguesa? AGUARDEMOS O RUMO DOS ACONTECIMENTOS!!!).
            Pedro feriu o amigo italiano durante a caçada e por isso hospedou-o em sua casa, chamando o médico e duas enfermeiras para o tratarem.
            A estadia de um príncipe italiano em sua casa excitou a curiosidade de Maria que, na manhã seguinte, incumbiu a sua criada de subir ao quarto do hóspede, inquirindo sobre o seu estado de saúde e aproveitando o ensejo para apreciar o seu aspeto físico.
            A criada de quarto ficou extasiada com a beleza do príncipe, comunicando a sua impressão a Maria.
            A deferência com que Pedro tratava o napolitano indignava Maria, que ainda convalescia do parto e  por isso ansiava ver-se livre do seu hóspede.
            Quando finalmente o italiano regressou ao seu hotel, sem ainda ter visto Maria, em agradecimento da sua hospitalidade, mandou-lhe um admirável ramo de flores, acompanhado de um belíssimo poema que fizera em sua homenagem.
            No dia do baptizado de Carlos Eduardo, o italiano compareceu, causando em todos uma boa impressão.
            Pedro foi informado que o pai regressaria a Lisboa para ser operado e logo comunicou a Maria a sua intenção de tentar uma nova aproximação, mas Maria pediu-lhe calma, considerando que seria mais sensato diminuírem o ambiente de festas em casa, levando uma existência mais doméstica, e só depois seria adequado procurarem Afonso. Além disso seria também sensato esperarem que o velho Monforte, que receava a presença de Afonso da Maia, partisse para as águas, nos Pirinéus.
            Os hábitos de Maria mudaram, tendo-se tornado muito mais recatada e passando as noites apenas entre alguns íntimos, entre os quais de destacava o italiano Tancredo (ADIVINHAM ALGUM INDÍCIO NESTA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO POR PARTE DE MARIA?).
            Entretanto, durante o dia, Maria dedicava-se à caridade e frequentava também as igrejas.
   Maria demonstrava cada vez mais uma maior paixão pela filha, de quem o italiano fez alguns retratos.
            Quando o velho Monforte partiu para os Pirinéus e Pedro se quis, mais uma vez, aproximar-se de Afonso, Maria sugeriu que esperassem pelo Inverno.
            Numa tarde de Dezembro, Pedro apareceu em casa do pai, surpreendendo-o com o seu aspecto desalinhado e comunicando-lhe que Maria o tinha abandonado, tendo partido com o italiano e tendo levado a filha consigo.
            Afonso avaliou o vexame a que Pedro o sujeitava, lançando o seu nome pela lama, por não ter respeitado a sua autoridade, mas mesmo assim reprimiu a sua cólera e tentou consolá-lo, mostrando-lhe, assim, todo o seu carinho de pai.
            Maria tinha apenas deixado uma carta, onde comunicava a sua decisão, apresentando-a como uma fatalidade.
            Pedro chamou a ama, que estava com o seu filho, e apresentou a criança a Afonso, que logo lhe dispensou todas as atenções, esquecendo os problemas que o inquietavam.
            Pedro não se cansava de dar razão ao pai e manifestou o propósito de esquecer aquele desaire da sua vida, talvez fazendo uma viagem pela América.
            Quando chegou a hora do jantar, Pedro não acompanhou Afonso, mas o talher de Pedro foi posto novamente na mesa e os criados moviam-se em silêncio, como se estivessem num ambiente de luto.
            Apesar da dor que o dominava, Afonso sentia uma vaga alegria, devido à presença do neto.
            Afonso foi encontrar Pedro na varando do seu quarto, exposto à chuva e ao vento, e forçou-o a sair dali, para que os criados pudessem arrumar o quarto.
            Pedro fez companhia ao pai durante alguns momentos, mas depressa manifestou o seu propósito de se recolher ao seu quarto, porque se sentia muito cansado.
            Afonso demorou-se ainda um pouco no escritório, auscultando algum rumor que porventura viesse do quarto de Pedro e por fim dirigiu-se ainda ao quarto do neto, para o observar e aconchegar.
            Antes de ele próprio se recolher ao seu quarto, Afonso foi ainda despedir-se de Pedro e encontrou-o a escrever, tendo ele declarado que estava a redigir um recado para o procurador Vilaça, para que se encarregasse de trazer de Arroios os seus pertences.
            Durante a noite, Afonso esteve apreensivo e vigilante, atento aos passos do filho e quando, pela manhã, começava já a cair no sono, foi despertado pelo som de um tiro, que atroou a casa.
            Afonso acorreu imediatamente ao quarto de Pedro, tendo vindo a encontrar o filho morto e uma carta que ele deixara.
            Daí a dias fechou-se a casa de Benfica e Afonso partiu com o neto e com todos os criados para a quinta de santa Olávia.
            Quando Vilaça foi a santa Olávia, em Fevereiro, acompanhar o corpo de Pedro, que ia ser depositado no jazigo de família, encontrou Afonso da Maia tão em baixo que voltou para Lisboa a dizer que o velho homem não duraria um ano.

10 comentários: