sexta-feira, 30 de março de 2012

Resumo do Capítulo VII d’Os Maias



Sumário dos acontecimentos mais importantes:
-Craft, um gentleman inglês, e também Dâmaso (protótipo do novo rico), tornam-se frequentadores do Ramalhete;
-Os Castro Gomes, que estavam no Porto, regressam a Lisboa e Carlos cruza-se no Aterro com a mulher cuja imagem ocupa permanentemente a sua mente;
-Ega ocupa-se com a organização de um baile de máscaras, na casa dos Cohens;
-A condessa Gouvarinho serve-se do pretexto de que o filho está doente, para poder aproximar-se de Carlos, visitando-o no seu consultório;
-Carlos sabe que a senhora Castro Gomes está em Sintra e convida Cruges para um passeio na vila, na esperança de poder rever a mulher dos seus sonhos.

A ação narrada no capítulo VII inicia-se no Ramalhete, com Afonso e Craft a jogarem uma partida de xadrez depois do almoço. Craft torna-se assim íntimo da casa dos Maias e, à sua semelhança, também Dâmaso começa a frequentar esta casa, seguindo Carlos para todo o lado e procurando imitá-lo.
Carlos, que tem poucos doentes, deixa de investir tanto no consultório e, face aos boatos lançados por médicos ‘rivais’ de que ele fazia horríveis experiências com os doentes, abandona um pouco a investigação no laboratório. Assim, dedica então os seus dias a escrever o seu livro.
Os Castro Gomes regressam a Lisboa, depois de uma ida ao Porto.
Ega, que anda ocupado com a organização de um baile de máscaras na casa dos Cohen, vai ao Ramalhete pedir dinheiro emprestado a Carlos, para pagar uma dívida que tem com Eusebiozinho. Os cinco convivas presentes acabam por pôr a conversa em dia e os que tencionam ir ao baile de máscaras decidem sobre se vão e como vão mascarados ao acontecimento na casa dos Cohen.
Dâmaso deixa de aparecer no Ramalhete por uns tempos e ninguém sabe dele.
 Carlos avista Maria Eduarda, num dia em que passeia pelo Aterro, na companhia de Steinbroken. Para Steinbroken, o Aterro estava particularmente monótono e triste naquele dia, mas, contrariamente, Carlos considerou-o lindo, puro e perfeito, depois de ter visto a sua musa. Numa segunda visita ao Aterro, Carlos vê novamente Maria Eduarda, acompanhada do marido. A partir dessa altura desloca-se várias vezes, durante a semana, ao Aterro, na esperança de ver novamente Maria Eduarda.
A condessa Gouvarinho, com a desculpa de que o filho se encontra doente, procura Carlos no consultório. Carlos examina o menino e percebe que este está bem de saúde, tendo apenas uma borbulhinha no pescoço. A visita ao consultório é, portanto, apenas um pretexto de madame Gouvarinho para se aproximar de Carlos e ter um romance com ele.
À saída do consultório, Carlos vê Dâmaso num coupé. Numa subtil alusão a Maria Eduarda, Dâmaso diz-lhe, de passagem, que anda a ter um romance com uma linda mulher.
Ao serão, no Ramalhete, joga-se dominó, ouve-se música e conversa-se. No meio da conversa, Carlos fica a saber que a mulher com quem Dâmaso diz ter por aí um romance é a Sra. Castro Gomes.
Carlos, indignado com a falta de fidelidade de Dâmaso, por este ter criticado e repugnado dias antes a família Castro Gomes, fica furioso. Este convida então Cruges a ir a Sintra no dia seguinte, pois tomara conhecimento, por intermédio de Taveira, que Maria Eduarda aí se encontrava na companhia de seu marido e de Dâmaso.

Previsões para os próximos episódios:
-Afigura-se que o baile de máscaras vai ser um acontecimento social importante, badalado na imprensa da época;
-Prevê-se um romance entre Carlos e a madame Gouvarinho;
-Em relação a Maria Eduarda, aconselha-se a leitura dos próximos capítulos, para se desvendar se Carlos vai realmente conseguir cruzar-se com ela…

Autoras: Catarina Rodrigues, nº 7, e Maria Inês, nº 17, 11º L3

46 comentários:

  1. Isto é tudo informação falsa, té logo

    ResponderEliminar
  2. 谁嗝问你的屎混蛋。
    Shuí gé wèn nǐ de shǐ húndàn.

    ResponderEliminar
  3. Po caralhoooo lambe-mos colhoes! Mas de Resto um bonito resumo! Ass: Me getting fucked by my homie

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelo resumo. Deu jeito!

    ResponderEliminar
  5. Esta cena tem bué anos mas deu jeito, obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Xuxa aqui caralho se isto é falso como é que faço a merda da ficha que a stora mandou

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Jota(lento) por me trazeres aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. epa isto está com um nome não muito agradável... mas pronto

      Eliminar
  9. ganda jeito oh filho ja tenho o trabalho feito

    ResponderEliminar
  10. Como o cota camoes disse….com uma grande nação, mais putas pra chupar-me o culhao

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Mekie meus niggas!!! Bom estudo, adoro ssiganos! 💯💯

    ResponderEliminar