sexta-feira, 30 de março de 2012

Resumo do Capítulo IX d'Os Maias


Acontecimentos importantes neste capítulo:
-É descoberto o romance de Ega com Raquel Cohen, a mulher do banqueiro Cohen;
-Carlos fica mais próximo da família Castro Gomes, quando é chamado a dar uma consulta à pequena Rose;
-Acende-se o romance entre Carlos e a madame Gouvarinho.

Já no Ramalhete, no final da semana, Carlos recebe uma carta a convidá-lo para  jantar no Sábado seguinte nos Gouvarinhos.      
Entretanto chega Ega, preocupado em arranjar uma espada conveniente para o fato que leva nessa noite ao baile dos Cohen, em honra dos anos de Raquel Cohen. Dâmaso também aparece de repente, pedindo a Carlos para ver um doente "daquela gente brasileira", os Castro Gomes. Trata-se da filha, a menina Rosa. Os pais tinham partido essa manhã para Queluz, a visitar o palácio.
Ao chegar ao Hotel, Carlos verifica que a pequena já estava ótima. Carlos dá uma receita a Miss Sara, a governanta.
 Às 10 horas da noite, ao preparar-se para o baile de máscaras, aparece Ega (mascarado de Mefistófeles / diabo), dizendo que o Cohen o expulsara da sua casa (ao que parece, descobrira o caso dele com Raquel, a sua mulher), e Ega quer desafiar o Cohen para um duelo, mas Carlos e Craft desmotivam-no. Carlos e Craft fazem ver a Ega que Cohen é que pode realmente querer um duelo, pelo facto de ser o ofendido a quem Ega traíra, sendo amante da sua mulher.
Na manhã seguinte ficam à espera que chegue o aviso para o esperado desafio, mas realmente nada acontece, exceto a vinda da criada de Raquel Cohen, a anunciar que a senhora tinha sido espancada pelo marido e que partiam nesse dia para Inglaterra, deixando Portugal. Ega dorme nessa noite no Ramalhete e decide deixar Lisboa.
            Na semana seguinte, só se ouve falar do Ega e do seu comportamento imoral. Todos lhe “ caem em cima" e, além disso, só lhe acontecem desgraças, pois está completamente arruinado, precisando mais uma vez de recorrer à generosidade de Carlos, pedindo-lhe dinheiro emprestado.
 Carlos vai progressivamente ficando íntimo dos condes de Gouvarinho. Ele visita a Gouvarinho e dá-lhe um tremendo beijo, mesmo antes da chegada do conde Gouvarinho.

Pistas para os próximos episódios:
-Como irá Ega superar o desaire provocado pela descoberta do seu romance com Raquel Cohen?
-Será que Carlos vai finalmente ser apresentado a Maria Eduarda?
Sondemos os próximos capítulos.


Autores: Ariana Vaz, Miguel Belo, 11º L3

14 comentários: